quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Farmacêutica Falando: Verão 2015, O que comer e o que se deve evitar na praia


Oiii genteee... Me digam uma coisa, aí na sua cidade tá quente também? Gente, que calor é esse? OMG!!! Aqui na minha cidade que costuma ter uma clima mais frio, tá quente pra caramba! É uma pena que não tem praia :(

Sempre nessa estação mais quente do ano milhares de pessoas vão às praias e muda, por completo, a rotina. Seja pelas novidades do local, pela falta de opção ou até por um pouco de preguiça, os cuidados com a alimentação ficam sempre em segundo plano. O reflexo desse descuido não fica visível apenas nos quilinhos a mais, ele pode se tornar uma grande dor de cabeça.

O consumo de certos alimentos na beira da praia pode ser perigoso. É preciso prestar muita atenção aos detalhes da produção e de como são armazenados. Além dos itens gordurosos, como os famosos pastéis, as bebidas alcoólicas prejudicam a hidratação do organismo e não têm consumo indicado.

Para esclarecer os prós e contras de algumas comidinhas bem típicas do verão, vou dar alguns alertas, e também dá a dica de quantas calorias estamos ingerindo sem perceber. Confira:

Água de coco

A queridinha de todos que gostam de curtir a praia e é uma ótima fonte de hidratação e ainda contém diversos nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e eletrólitos, que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência e energia. Um copo de 250ml de água de coco contém cerca de 40 calorias, mas os benefícios devem ter maior relevância que o valor calórico. Então beba muuuuita água de coco!

Sucos

Os sucos são ótimas opções de bebidas na praia, mas é importante dar preferência aos naturais da fruta e de preferência sem açúcar. Além de repor a necessidade hídrica do organismo e fornecer boa quantidade de vitaminas e minerais, um copo de 200ml de suco de laranja tem apenas 94 calorias. Então troque o refrigerante por sucos naturais!

Salada de frutas

Por serem facilmente transportadas, leves e de fácil digestão, as frutas são excelentes opções de lanche para levar para a praia ou comprar por lá mesmo. Pode-se optar pela fruta inteira ou na forma de salada. Ambas contêm baixa quantidade de calorias e boa quantidade de água, principalmente a melancia (uma fatia grossa tem em torno de 78 calorias). Uma ótima pedida!!!

Milho verde

Talvez o item mais tradicional das areias gaúchas, o milho é fonte de carboidratos saudáveis. Mas é preciso resistir aos ingredientes extra como sal e manteiga, para não transformar o alimento em uma bomba para o organismo. Uma espiga fornece cerca de 80 calorias além de ser uma delícia não é?

Sanduíche natural

Os sanduíches naturais, com ingredientes leves, como pão integral, alface, tomate e atum, podem ser preparados em casa e são fáceis de transportar na bolsa. Um sanduíche com esses alimentos contém em torno de 285 calorias. Mas é importante lembrar que os molhos à base de maionese e queijo branco, que estragam facilmente com o excesso de calor, devem ser vetados do lanche.

Amendoim e castanha

Aperitivos como amendoim e castanha são opções práticas para comprar na praia. Eles fornecem quantidades ideais de energia em pequenas porções, proporcionam sensação de saciedade e contêm gorduras saudáveis e minerais importantes para o nosso organismo. Uma porção de 30g contém, em média, 165 calorias. E são fáceis de encontrar pelo praia, né? Haha...

Caipirinha e cerveja

Bebidas alcoólicas não são opções saudáveis para serem consumidas, principalmente na praia. Além de calorias vazias — a caipirinha fornece 280kcal e a cerveja cerca de 180kcal — o álcool agrava a desidratação do corpo. Isso significa que, para nos mantermos saudáveis e bem dispostos, devemos nos reidratar com água mineral, sucos, água de coco ou frutas.

Esfirra e pastel

As comidas gordurosas, frituras ou com excesso de massa devem ser evitadas, pois podem causar desconforto e má digestão. Se não forem levadas de casa, ainda há o risco de contaminação devido ao mal condicionamento ou manipulação desses alimentos. Uma esfirra de carne fornece cerca de 200 calorias, enquanto um pastel de camarão tem 241 calorias. Melhor optar por alimentos mais saudáveis!

Espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma amores! 
Um beijo e até a próximaaaa...